Rodrigo Moraes - Advocacia e Consultoria em Propriedade Intelectual

banner 1banner 2Livros

Portal une países de língua portuguesa


O Portal LUSOPAT (www.portal-lusofonia.org) permitirá o acesso a uma base de dados sobre patentes e modelos de utilidade dos países de língua portuguesa e será fundamental para a difusão do entendimento da propriedade intelectual como mecanismo de crescimento nestes países, é no que acredita o presidente Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil, Jorge Ávila.

O portal será apresentado dia 2 de março no Fórum de Cooperação em Propriedade Intelectual dos Países Lusofônicos, que acontece no Hotel Miramar em Copacabana. Representantes de países que têm o português como idioma oficial como Guiné Bissau, Angola, Timor Leste, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Portugal falaram hoje sobre o lançamento do site que irá contribuir para uma maior interação entre estes países em questões relacionadas à propriedade intectual.

António Campinos, presidente do INPI de Portugal, disse que o portal é apenas "um ponto de partida para uma aventura em comum". Reforçar o quadro de compreensão entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos e o diálogo entre os mesmos é um dos objetivos do novo portal.

Para Jorge Ávila, além de ser um vetor de compreensão entre estes países o portal une cultural, lingüística e tecnologicamente. Para o presidente trata-se de uma tentativa de mostrar que a PI pode ser posta a serviço do desenvolvimento do país.

Herman Ntchatcho, representante da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, a OMPI, garantiu que a instituição "apóia qualquer esforço de países de língua portuguesa para usar a PI como uma ferramenta de poder para o desenvolvimento e exige que as circunstâncias de cada país sejam levadas em consideração".

O representante da Organização Européia de Patentes (EPO), Pascal Phlix, ressaltou a importância do site para integrar instituições como a Organização Regional Africana de propriedade Intelectual (ARIPO) e Organização Africana de Propriedade Intelectual (OAPI), já que possuem países lusofônicos.

Fonte: www.inpi.org.br





Rodrigo Moraes

Av. Estados Unidos, 528, salas 1115 e 1116, Ed. Joaquim Barreto de Araújo,
Comércio, Salvador, Bahia, Brasil. CEP: 40010-020
Telefax: 55 71 3243-2549 / 55 71 3241-5711 | contato@rodrigomoraes.adv.br
/RodrigoMoraesAdvocacia

RANDERNET