Rodrigo Moraes - Advocacia e Consultoria em Propriedade Intelectual

Rodrigobanner 1Escritóriobanner 2Livros

Propriedade industrial é tema da 24ª edição do Jurisprudência em Teses

Autor: STJ

Já está disponível no site do Superior Tribunal de Justiça (STJ) a 24ª edição do Jurisprudência em Teses, que trata da Lei de Propriedade Industrial. Tomando como base diversos precedentes dos colegiados que compõem o tribunal, a Secretaria de Jurisprudência identificou 20 teses sobre o assunto.

Entre diversas matérias específicas, a equipe responsável pela produção do conteúdo destaca a tese segundo a qual “o direito de exclusividade ao uso da marca é, em regra, limitado pelo princípio da especialidade, ou seja, à classe para a qual foi deferido o registro”. Há diversos julgados nesse sentido, como o REsp 1.309.665, de relatoria do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, julgado em setembro deste ano.

Na ocasião, o ministro considerou que o registro da marca, embora garanta proteção nacional à exploração exclusiva por parte do titular, encontra limite no princípio da especialidade, que restringe a exclusividade de utilização do signo a um mesmo nicho de produtos e de serviços.

Lançada em maio de 2014, a ferramenta Jurisprudência em Teses facilita a busca dos operadores do direito pela jurisprudência pacificada no âmbito do STJ.

Para entrar diretamente na página de Jurisprudência em Teses, clique aqui.

Rodrigo Moraes

Av. Estados Unidos, 528, salas 1115 e 1116, Ed. Joaquim Barreto de Araújo,
Comércio, Salvador, Bahia, Brasil. CEP: 40010-020
Telefax: 55 71 3243-2549 / 55 71 3341-3697 | contato@rodrigomoraes.adv.br
/RodrigoMoraesAdvocacia

RANDERNET