Rodrigo Moraes - Advocacia e Consultoria em Propriedade Intelectual

Rodrigobanner 1Escritóriobanner 2Livros

Vinhos da região de Monte Belo (RS) recebem Indicação Geográfica

Autor: INPI

O INPI concedeu a Indicação Geográfica, na espécie Indicação de Procedência, para os produtores de vinhos da região de Monte Belo (RS), representados pela Associação dos vitivinicultores de Monte Belo do Sul (APROBELO). A vitivinicultura representa mais de 90% da produção agrícola do município, onde o setor agrícola é responsável por mais de 40% do PIB municipal.

A tradição de produção de uvas em Monte Belo do Sul tem origem na segunda metade do século XIX, quando a região foi colonizada por italianos, através do processo de ocupação com base na pequena propriedade. Por muito tempo, a produção era focada no trabalho familiar e na produção de subsistência. Na década de 1930, a maior parte das milhares de toneladas de uvas produzidas na região era processada fora do distrito.

Somente a partir da década de 1990, com investimentos na instalação de vinícolas e a ampliação das áreas cultivadas, a região passou a produzir vinhos e espumantes. Esse movimento foi uma iniciativa dos produtores regionais, estimulados pelos bons resultados das pesquisas sobre a produção e qualidade de suas uvas e pelas vinícolas para quem vendiam o seu produto (principalmente nos municípios de Bento Gonçalves e Garibaldi).

Recentes investimentos em melhorias e modernização da produção renderam aos produtores de Monte Belo o reconhecimento pela qualidade de seu produto, agraciado com premiações nas últimas edições do Concurso Internacional de Vinhos do Brasil.

O registro conferido pelo INPI à região de Monte Belo do Sul foi publicado na edição nº 2230 da Revista da Propriedade Industrial (RPI), em 1º de outubro de 2013. Clique aqui para acessar a publicação.

Outras Leis

Outros Artigos

Rodrigo Moraes

Av. Estados Unidos, 528, salas 1115 e 1116, Ed. Joaquim Barreto de Araújo,
Comércio, Salvador, Bahia, Brasil. CEP: 40010-020
Telefax: 55 71 3243-2549 / 55 71 3341-3697 | contato@rodrigomoraes.adv.br
/RodrigoMoraesAdvocacia

RANDERNET