Indicação Geográfica é fundamental para o estado de Tocantins
Autor: INPI
A secretária de cultura do estado de Tocantins, Kátia Rocha, encontrou-se com o presidente do INPI, nesta quinta-feira, dia 14 de abril de 2011, para ressaltar a importância da Indicação Geográfica para o estado. O presidente Jorge Ávila, por sua vez, destacou o enorme potencial da região.
Criado em 1988, o estado vem construindo sua identidade e tem na IG uma ferramenta poderosa. A solicitação de Indicação Geográfica para o capim dourado do Jalapão, tradicional na região, foi o primeiro passo. Além de proteger os produtores e artesãos locais, o intuito é criar um diferencial, garantindo a qualidade e a competitividade do produto.
O capim dourado, utilizado na confecção de bijuterias e artigos de decoração, é um produto muito singular. Segundo a secretária, até mesmo a intensidade do brilho do material depende do período em que a colheita é realizada. Jalapão fica a cerca de 300 km de Palmas, capital do estado.
Mas as riquezas de Tocantins não param por aí. Natividade, localizada no sudeste do estado, é conhecida como a cidade do ouro, com uma produção destacada em ourivesaria. O cristal, de Cristalândia, situada a cerca de 150 km de Palmas, e as sementes de feijão, cultivadas em várzeas da Lagoa da Confusão, a pouco mais de 200 km da capital, também fazem parte dos atrativos do estado.