Rodrigo Moraes - Advocacia e Consultoria em Propriedade Intelectual

Rodrigobanner 1Escritóriobanner 2Livros

Brasil ganha mais uma Indicação Geográfica para vinhos

Autor: INPI

O Brasil acaba de ganhar sua sétima Indicação Geográfica: Pinto Bandeira, para vinhos tintos, brancos e espumantes. A concessão do certificado, que é um importante fator para garantir a qualidade e a diferenciação dos produtos, foi oficializada pelo INPI no dia 13 de julho de 2010.

Pinto Bandeira, que fica na região de Bento Gonçalves (RS), se junta a outras seis IGs brasileiras concedidas pelo INPI: Região do Cerrado Mineiro (MG), para o café; Vale dos Vinhedos (RS), para vinho tinto, branco e espumante; Pampa Gaúcho da Campanha Meridional (RS), para carne bovina e derivados; Paraty (RJ), para cachaça e aguardente composta azulada; Vale do Submédio São Francisco (BA/PE), para manga e uvas de mesa; e Vale do Sinos (RS), para couro acabado.

Vale lembrar que o interesse do público nacional pela Indicação Geográfica é cada vez maior. Prova disso é que, em 2008, das quatro
solicitações feitas ao INPI, duas foram de brasileiros e duas de estrangeiros. Em 2009, os pedidos chegaram a 11, sendo sete nacionais e quatro internacionais.

A Indicação Geográfica é um serviço da Coordenação-Geral de Outros Registros, da Diretoria de Contratos de Tecnologia e Outros Registros do INPI.

Rodrigo Moraes

Av. Estados Unidos, 528, salas 1115 e 1116, Ed. Joaquim Barreto de Araújo,
Comércio, Salvador, Bahia, Brasil. CEP: 40010-020
Telefax: 55 71 3243-2549 / 55 71 3341-3697 | contato@rodrigomoraes.adv.br
/RodrigoMoraesAdvocacia

RANDERNET