Rodrigo Moraes - Advocacia e Consultoria em Propriedade Intelectual

Rodrigobanner 1Escritóriobanner 2Livros

Coldplay e Joe Satriani chegam a acordo em caso de suposto plágio

Autor: O GLOBO

A banda inglesa Coldplay e o guitarrista Joe Satriani chegaram a um acordo no processo movido pelo músico contra o grupo britânico por plágio, segundo reportagem do site da “Billboard”. Enquanto os detalhes são mantidos em sigilo, fontes disseram à publicação que um acordo financeiro foi firmado entre as duas partes.

Em dezembro do ano passado, Satriani abriu um processo em um tribunal federal de Los Angeles alegando que a música “Viva la vida”, do Coldplay, era igual à sua “If I could fly”. Ele queria ser compensado por danos e receber "todo e qualquer lucro" obtido com a música que supostamente havia sido copiada.

"Se há semelhanças entre as duas canções, é uma coincidência”, disseram os integrantes do Coldplay em um comunicado na ocasião em que foram acusados. “É uma surpresa tanto para nós quanto para ele.”

"Joe Satriani é um excelente músico, mas ele não compos 'Viva la vida'. Nós respeitosamente pedimos a ele que aceite nossa afirmação e desejamos o melhor em todas as suas empreitadas futuras."

Satriani falou pela primeira vez sobre o incidente em entrevista ao site “MusicRadar.com”, em que recordou o exato momento em que ouviu a faixa “Viva la vida”.

“No primeiro segundo em que ouvi, eu soube. Senti como se tivesse levado uma punhalada no coração. Doeu demais”, disse o músico de 52 anos. “No momento em que escutei, sabia que era ‘If I could fly’.”

“Quase imediatamente, no minuto em que a canção saiu, minha caixa de e-mails foi inundada com mensagens de pessoas perguntando se eu tinha ouvido a música", afirmou. “Todo mundo percebeu. É simples assim: você ouve a canção e vê que é plágio.”

O disco mais recente do Coldplay, "Viva la vida or death and all his friends", atribui a composição aos quatro membros do grupo: o cantor Chris Martin, o baixista Guy Berryman, o guitarrista Johnny Buckland e o baterista Will Champion. A faixa de Satriani é do disco "Is there love in space?".

Rodrigo Moraes

Av. Estados Unidos, 528, salas 1115 e 1116, Ed. Joaquim Barreto de Araújo,
Comércio, Salvador, Bahia, Brasil. CEP: 40010-020
Telefax: 55 71 3243-2549 / 55 71 3341-3697 | contato@rodrigomoraes.adv.br
/RodrigoMoraesAdvocacia

RANDERNET