Rodrigo Moraes - Advocacia e Consultoria em Propriedade Intelectual

Rodrigobanner 1Escritóriobanner 2Livros

Patentes também podem contar História do Brasil

Autor: INPI

As informações contidas nas patentes enriquecem as pesquisas científicas, revelando o que já foi inventado em cada área de conhecimento. Elas também podem ser usadas como fontes seguras sobre a evolução da tecnologia no Brasil. Esse é o tema do livro “A história da tecnologia brasileira contada por patentes”, que será lançado na sede do INPI – Rua Mayrink Veiga, nº 9, Centro do Rio de Janeiro – no dia 29 de abril, às 10h. Com a publicação, o Instituto pretende destacar a importância da informação tecnológica ao longo dos anos e sua validade para as pesquisas atuais.

Com seu caráter histórico, o livro analisa o caminho de quase 200 anos desde a primeira legislação brasileira sobre patentes. Em 28 de abril de 1809, Dom João VI, recém chegado ao Brasil, criou o alvará para que fossem tomadas iniciativas em favor da invenção de novas máquinas que dinamizem a economia da nova sede da Corte. É o início da interferência das patentes na história do País.

De lá para cá, o livro traz empresas, universidades e órgãos do governo contando suas experiências na invenção de tecnologias que transformaram - e ainda transformam - a sociedade brasileira. Durante a leitura, é possível perceber como essas instituições constituíram a história da inovação no Brasil com uma série de parcerias e alianças.

A criação do livro visa incentivar o uso da informação tecnológica nas pesquisas científicas brasileiras, fundamental para traçar um futuro cada vez mais inovador ao País, trazendo benefícios a todos os cidadãos.

Os livros serão distribuídos aos patrocinadores como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Universidade de Campinas (Unicamp), Petrobras, Vale, Johnson & Johnson, Usiminas, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Klabin S/A e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O evento, que é aberto ao público, contará ainda com uma palestra sobre o INPI como Autoridade Internacional de Busca e Exame Preliminar de Patentes (ISA/IPEA, na sigla em inglês). O novo serviço, que tornará mais simples e barato o depósito internacional de uma patente, começará a funcionar no fim de abril.

Serviço:

Lançamento: A História da Tecnologia Brasileira Contada por Patentes

Data: 29 de abril de 2008

Local: Rua Mayrink Veiga, nº 9 – Sede do INPI – Centro do Rio de Janeiro

Horário: 10h

Outras Leis

Outros Artigos

Rodrigo Moraes

Av. Estados Unidos, 528, salas 1115 e 1116, Ed. Joaquim Barreto de Araújo,
Comércio, Salvador, Bahia, Brasil. CEP: 40010-020
Telefax: 55 71 3243-2549 / 55 71 3341-3697 | contato@rodrigomoraes.adv.br
/RodrigoMoraesAdvocacia

RANDERNET