Rodrigo Moraes - Advocacia e Consultoria em Propriedade Intelectual

banner 1banner 2Livros

Gilberto Gil propõe a criação de uma agência de direito autoral

Autor: Ministério da Cultura

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, propôs a criação de uma agência de Direito Autoral para regular as relações entre os vários elementos da cadeia produtiva dos bens culturais. No encerramento do seminário que lançou o Fórum Nacional de Direito Autoral, ele explicou que o momento de se reunir para discutir o assunto é agora. "O governo esperou quatro anos para que a demanda e as discussões sobre o tema amadurecessem", disse ele. "No nosso entendimento, deve prevalecer a visão de que o Direito Autoral precisa de permanente aperfeiçoamento porque não é um direito absoluto, passa por mudanças com o tempo e é pleno de diversidades."

Gil convocou os presentes a, em março do ano que vem, retomar a discussão. "Aqui foi um aquecimento e voltaremos dispostos para a corrida contra o tempo e contra as dificuldades inerentes a todo diálogo. É preciso que estejamos abertos para estabelecer novos modelos diante da nova realidade e dinâmica que se apresenta. O tempo ruge e precisamos dar a resposta a seus rugidos", brincou. "A história exige que estejamos amadurecidos para este debate que será permanente."

Ele lembrou que hoje o direito autoral tem várias formas de gestão, da coletiva à direta, exercida pelo próprio criador, e que é preciso encontrar uma convergência para estes diversos interesses. "Os clamores pela mudança são muito audíveis", comentou. Gil ressaltou também que a reunião de tantos criadores, produtores e estudiosos da questão do direito autoral já evidenciou a importância do tema para a sociedade brasileira. "O direito autoral também está no campo do afeto e é preciso humanizá-lo. E esta reunião, que também inclui o afeto, já é uma resposta dada à questão que se coloca."

Em 2008, o MinC pretende realizar mais seis seminários como o desta quarta-feira, 05 de dezembro de 2007, cinco nacionais e um internacional e, ao fim do ano, pretende ter um projeto de lei para enviar ao Congresso Nacional.


Outras Leis

Outros Artigos

Rodrigo Moraes

Travessa Miguel Arcanjo de Santana, Rio Vermelho, 01, Sala 201                  Salvador-BA | CEP: 41.950-670                                                                      Telefax: (71) 3243-2549 / (71) 3241-5711 | WhatsApp: (71) 9659-9475                        contato@rodrigomoraes.adv.br | Instagram: @rodrigomoraesadvocacia | /RodrigoMoraesAdvocacia 

RANDERNET