Rodrigo Moraes - Advocacia e Consultoria em Propriedade Intelectual

Rodrigobanner 1Escritóriobanner 2Livros

Entrevistas

  • visualizar a entrevista 09/01/2017

    Juarez Paraiso


    Juarez Marialva Tito Martins Paraiso, ou simplesmente Juarez Paraiso, nasceu na cidade de Arapiranga (BA), no dia 03 de setembro de 1934. Artista plástico com vastíssima obra, que inclui desenhos, gravuras, pinturas, esculturas, murais, ilustrações, fotografias, cenários e figurinos, decorações do Carnaval, calçadas e arte computacional, ele conciliou a vida artística com o ensino universitário, tendo sido professor da Escola de Belas Artes da UFBA por quarenta e dois anos. Chegou ao topo da carreira universitária ao ser eleito, em 1996, Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia. Nesta entrevista, Juarez Paraíso analisa temas como liberdade de expressão, direitos autorais nas artes plásticas, dever do poder público de conservar o patrimônio artístico e de fomentar a produção de obras de arte, além da história da Escola de Belas Artes da UFBA e do papel das escolas públicas e privadas no ensino das artes.

  • visualizar a entrevista 14/10/2014

    Juca Novaes


    José de Araújo Novaes Neto, ou simplesmente Juca Novaes, é advogado, músico, cantor e compositor. Formado em Direito pela PUC/SP, com pós-graduação em propriedade intelectual pela Fundação Getúlio Vargas, além de Procurador do Município de São Paulo, presidiu a Comissão de Propriedade Imaterial da OAB/SP no período 2010/2013 e é o atual presidente da Comissão de Direito do Entretenimento da seccional paulista da OAB. Juca Novaes é um dos diretores da ABRAMUS (Associação Brasileira de Música e Artes) e vice-presidente da Alcam (Alianza Latino Americana de Autores). Nesta entrevista, o tema principal é Direito de Autor.

  • visualizar a entrevista 27/07/2014

    Wesley Rangel


    Wesley Rangel é, antes de tudo, precursor. Sua história pessoal se confunde com a própria história da profissionalização da música baiana. Formado em Administração de Empresas e Direito, representante da SOCINPRO em Salvador, Rangel é pioneiro na criação e consolidação do mercado da música baiana. Seu famoso estúdio WR, criado em 1975, no sexto andar do edifício A Tarde, na Praça Castro Alves, teve o intuito inicial de gravar jingles para o mercado publicitário. Em 1980, a WR cresceu e se mudou para a Rua Manoel Barreto, no bairro da Graça, formando uma banda com talentosíssimos profissionais: Luiz Caldas (arranjos, guitarras e vocais), Cesinha (bateria), Carlinhos Marques (baixo e vocal), Alfredo Moura (teclados e arranjos), Carlinhos Brown e Tony Mola (percussão), Silvinha Torres e Paulinho Caldas (vocais). Esse grupo, a partir de 1984, formou a lendária Banda Acordes Verdes. Em 1985, no estúdio WR, foi gravado o LP "Magia", disco emblemático de Luiz Caldas, que deflagrou o que viria a ser chamado de “Axé Music”. A partir de 1985, a WR passou a gravar inúmeros artistas da música baiana. Nesta entrevista, Wesley Rangel analisa sua trajetória, o mercado fonográfico brasileiro, questões ligadas ao Direito Autoral e ao mercado da música.

  • visualizar a entrevista 02/12/2013

    Ramon Cruz


    Ramon Cruz é músico (baterista), além de cantor e compositor de vários sucessos. Suas músicas já foram gravadas por diversos intérpretes de renome, como Daniela Mercury (Feijão de Corda, Geração Perdida, Salve-se quem puder), Ivete Sangalo (Quando a chuva passar, Dengo de Amor; Meu Maior Presente, Meu Segredo e Qui Belê), Claudia Leitte (Bola de Sabão e Doce Paixão), Paula Fernandes (Quando a chuva passar - tema da novela Escrito nas Estrelas), Banda Cheiro de Amor (Me Agarra) e Fafá de Belém (Mar de Estrelas). Nesta entrevista exclusiva, Ramon Cruz fala de sua carreira, de Direito Autoral e de seus novos projetos.

  • visualizar a entrevista 12/08/2013

    Leonardo Machado Pontes


    Leonardo Machado Pontes é advogado, mestre em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos, mestrando em Propriedade Intelectual pelo Centro de Estudos Internacionais de Propriedade Intelectual da Universidade de Strasbourg, membro da Associação Brasileira de Direito Autoral (ABDA) e da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/MG. Mineiro, é autor dos livros “Creative Commons: problemas jurídicos e estruturais” e “Direito de Autor: a teoria da dicotomia entre a ideia e a expressão”. Nesta entrevista, analisa diversos pontos polêmicos sobre Direito Autoral e Propriedade Industrial.

  • visualizar a entrevista 25/10/2012

    Antonio Carlos Morato


    Antonio Carlos Morato é advogado e professor de Direito Civil e Direito de Autor (período noturno) na Faculdade de Direito da USP, bem como professor de Direito Civil, Direitos Intelectuais e Direito do Consumidor na Faculdade de Direito do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU. Doutor (USP) e mestre (PUC-SP) em Direito Civil, Morato atualmente integra a Comissão de Propriedade Imaterial da OAB-SP e de Propriedade Intelectual do Instituto dos Advogados de São Paulo.

  • visualizar a entrevista 26/09/2012

    Fernando Brant


    Fernando Brant é um dos maiores compositores do país. Mineiro, nascido em Caldas, no dia 09 de outubro de 1946, é um dos fundadores do antológico Clube da Esquina. Letrista de inúmeros clássicos da MPB, como Travessia, Maria, Maria, Nos Bailes da Vida, Canção da América, Paisagem da Janela, Ponta de Areia, Manuel, o audaz, Encontros e despedidas, Para Lennon e McCartney, San Vicente, dentre outros, Brant é o atual presidente da União Brasileira de Compositores (UBC), que completou 70 anos.

  • visualizar a entrevista 30/08/2012

    Geronimo Santana


    Geronimo Santana é a cara da Bahia. Cantor e compositor de grandes sucessos, como É d’Oxum, Eu sou negão (“meu coração é a liberdade”) e Jubiabá, Geronimo é, também, um talentoso jinglista, autor de inúmeros jingles marcantes. O mais famoso deles é “ACM, meu amor”, um marco na história política baiana, que fez com Vevé Calazans. Candidato a vereador da Cidade do Salvador nestas eleições de 2012, mostra, aqui, um pouco de sua trajetória e do desejo de melhorar a vida do povo soteropolitano.

  • visualizar a entrevista 05/07/2012

    João Carlos Müller


    João Carlos Müller Chaves é renomado autoralista. Nascido no Rio de Janeiro, em 12/06/1940, graduou-se em Direito pela PUC-Rio em 1962. Em 1965, começou a advogar na área autoral. Foi advogado de diversas gravadoras e membro do Conselho Nacional de Direito Autoral (CNDA). Atualmente, é diretor da Associação Brasileira de Direito Autoral (ABDA) e consultor jurídico da Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD). Nesta entrevista, aborda diversos temas ligados ao Direito Autoral.

  • visualizar a entrevista 11/02/2011

    Jorge Zárath


    Jorge Zárath é um dos maiores compositores do Estado da Bahia. Ex-aluno do Colégio Maristas, Zárath é autor de grandes hits, gravados por inúmeros artistas, como Chiclete com Banana, Daniela Mercury, Netinho, Jammil, Banda Mel, É o Tchan... Nascido em Montevidéu, veio, na adolescência, morar no Brasil. Nesta entrevista, concedida em seu apartamento na Pituba, Zárath analisa temas como mercado musical baiano, pirataria, ECAD, indústria fonográfica, inspiração... Vale muitíssimo a pena conferir.

  • visualizar a entrevista 22/09/2010

    Pablo Stolze Gagliano


    Pablo Stolze Gagliano se formou na Faculdade de Direito da Ufba, em 1998. É pós-graduado em Direito Civil pela Fundação Faculdade de Direito da Bahia, mestre em Direito Civil pela PUC-SP, professor de Direito Civil da Faculdade de Direito da Ufba, da Escola de Magistrados da Bahia (EMAB) e da Rede Jurídica LFG. Juiz de Direito do TJBA desde 1999, é autor e coautor de várias obras jurídicas. Nesta entrevista, o genial civilista baiano aborda diversos temas que estão na ordem do dia. Imperdível.

  • visualizar a entrevista 11/06/2010

    Waltinho Queiroz


    Cantor, renomado compositor de música popular e um dos maiores jinglistas do Brasil, Waltinho Queiroz já foi gravado por artistas como Djavan, Fafá de Belém, Beth Carvalho, João Donato, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, Gerônimo, Margareth Menezes, Luiz Caldas e Maria Creuza. Nesta entrevista, o irrequieto e talentoso artista analisa diversos temas ligados à Cultura e ao Direito Autoral. Imperdível.

  • visualizar a entrevista 09/03/2010

    Silmara Juny de Abreu Chinellato


    Professora Titular de Direito Civil da Faculdade de Direito da USP, onde também leciona Direito Autoral, é membro da Associação Brasileira de Direito Autoral (ABDA), presidente da Comissão de Propriedade Intelectual do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), membro da Comissão de Propriedade Imaterial da OAB-SP e da Associação Portuguesa de Direito Intelectual, com diversos livros e artigos publicados. Nesta entrevista, discorre sobre importantes temas ligados ao Direito Autoral.

  • visualizar a entrevista 18/02/2010

    Marcus Vinícius de Andrade


    Marcus Vinicius de Andrade é compositor, maestro, arranjador e Presidente da Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes (AMAR-SOMBRÁS), sociedade de gestão coletiva de direitos autorais musicais que integra o ECAD. Foi membro do extinto Conselho Nacional de Direito Autoral (CNDA), que pertencia ao Ministério da Cultura. É um profundo conhecedor da matéria autoral, sendo um dos nomes mais respeitados de nosso país. Nesta entrevista, analisa questões que estão na ordem do dia.

  • visualizar a entrevista 14/12/2009

    Marcelo Quintanilha


    Marcelo Quintanilha é um dos maiores autores da nova geração da MPB. Com seis discos lançados, Quinta é cantor, compositor, músico, publicitário, paulistano, palmeirense e apaixonado, também, pela Cidade do Salvador. É coautor de "Andarilho Encantado", novo sucesso de Daniela Mercury. Nesta entrevista, fala sobre Direito Autoral, pirataria, publicidade, música digital, emissoras de rádio, dentre outros temas.

  • visualizar a entrevista 27/11/2009

    Luiz Fernando Gama Pellegrini


    Luiz Fernando Gama Pellegrini é Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Autoralista de renome com diversos estudos e livros publicados, tais como Direito de Autor e as Obras de Arte Plástica (1979), Obrigações Fiscais do Artista Plástico (1984) e Direito Autoral do Artista Plástico (1998), é membro da Associação Brasileira de Direito Autoral (ABDA). Nesta entrevista, aborda diversos temas polêmicos envolvendo o Direito Autoral.



  • visualizar a entrevista 11/05/2009

    Marisa Gandelman


    Marisa Gandelman é bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes, mestre em Relações Internacionais pela PUC-RJ e doutora em Relações Internacionais pela PUC-RJ. Atualmente é diretora executiva da União Brasileira de Compositores (UBC) e professora da PUC-RJ. Tem larga experiência na área de direitos autorais. Nesta entrevista, conta um pouco de sua trajetória e analisa questões de suma importância para o Direito Autoral.

  • visualizar a entrevista 15/04/2009

    José Carlos Costa Netto


    José Carlos Costa Netto é o atual presidente da Associação Brasileira de Direito Autoral (ABDA). Foi presidente do Conselho Nacional de Direito Autoral (CNDA), de outubro de 1979 a abril de 1983. Advogado, Mestre e Doutor em Direito pela USP, é autor do livro "Direito Autoral no Brasil", que está na 2ª edição. Compositor letrista e produtor cultural, Costa Netto, nesta entrevista, responde a questões autorais que estão sendo discutidas pela sociedade civil, em âmbito nacional e internacional.

  • visualizar a entrevista 12/12/2008

    José de Oliveira Ascensão


    José de Oliveira Ascensão é considerado por muitos o maior autoralista de língua portuguesa do mundo. Doutorou-se em 1962 na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É autor de diversas obras, de Introdução ao Estudo do Direito, Direito Civil, Direito Comercial e Direito de Autor. Nesta entrevista exclusiva, conta um pouco de sua brilhante trajetória e comenta temas que estão na ordem do dia. Confira.

  • visualizar a entrevista 08/10/2008

    Adelmo Casé


    Artista indiscutivelmente talentoso, Adelmo Casé é advogado, multi-instrumentista, cantor, compositor e líder da banda Negra Cor, que já conquistou a Bahia e vem conquistando todo o Brasil. Nesta entrevista, fala sobre o início de sua carreira, suas principais influências, Direito Autoral, Internet, mercado fonográfico, Carnaval de Salvador, o primeiro CD da Negra Cor e projetos para 2008/2009. Segundo Adelmo, "é um absurdo a ausência da disciplina Direito Autoral nas faculdades". Confira!

  • visualizar a entrevista 24/08/2008

    Manoel J. Pereira dos Santos


    Manoel J. Pereira dos Santos é um dos mais conceituados autoralistas do Brasil. Advogado, Mestre e Doutor em Direito pela USP, é Coordenador do Programa de Especialização em Propriedade Intelectual do FGV-GV LAW-SP. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Direito Autoral (ABDA), publicou, recentemente, sua tese de doutoramento, intitulada A Proteção Autoral de Programas de Computador. Nesta entrevista exclusiva, aborda diversos temas ligados ao Direito Autoral.

  • visualizar a entrevista 30/04/2008

    Tenison Del Rey


    Tenison Del Rey é verdadeiro hitmaker. Competentíssimo artista, é autor de inúmeras canções de sucesso, tais como O Fim de Semana, Barracos, Cabelo Raspadinho, Estrelas, O Arrastão, Raimunda, Cidadão, Pra Falar de Amor.
    Suas obras já foram gravadas por artistas como Daniela Mercury, Banda Eva, Vixe Mainha, Netinho, Elba Ramalho, Chiclete com Banana, Cláudia Leite, Araketu, É O Tchan, Harmonia do Samba, Olodum, Vânia Abreu e Cheiro de Amor.
    Confira esta entrevista imperdível.

  • visualizar a entrevista 30/01/2008

    Gonzaga Adolfo


    Luiz Gonzaga Silva Adolfo é advogado, mestre e doutor em Direito pela Unisinos (RS), professor universitário, membro da Associação Brasileira de Direito Autoral (ABDA), da Associação Portuguesa de Direito Intelectual (APDI) e da Comissão Especial de Propriedade Intelectual da OAB-RS.
    É autor do livro “Obras privadas, benefícios coletivos – A dimensão pública do Direito Autoral na Sociedade da Informação” (2008, Sergio Antonio Fabris Editor), que engrandece a doutrina nacional.

  • visualizar a entrevista 16/11/2007

    Otávio Afonso


    Otávio Afonso é a personificação de parte da história do Direito Autoral no Brasil. Jornalista, trabalhou como Coordenador-Geral de Direitos Autorais do Ministério da Cultura durante muitos anos, sendo representante brasileiro em negociações internacionais como ALCA e MERCOSUL, e delegado nas discussões sobre propriedade intelectual na UNESCO, OMC e OMPI. Nesta entrevista exclusiva, comenta, sobretudo, sobre o papel do Estado na seara autoral.

  • visualizar a entrevista 10/08/2007

    Luiz Caldas


    Precursor. Pai do Axé Music. Genial instrumentista. Não importa o rótulo, mas o conteúdo desse talentosíssimo artista baiano, autor de sucessos como Fricote, Haja amor, O que que essa nega quer?, Tieta, Magia, É tão bom... Nesta entrevista exclusiva, Luiz Caldas comenta sobre trabalho intelectual, plágio, Carnaval, música na Internet, seu lado instrumentista, omissão dos nomes dos autores pelas emissoras de rádio...

  • visualizar a entrevista 06/05/2007

    Alexandre Peixe


    Alexandre Peixe é autor de grandes sucessos do Carnaval da Bahia, tais como “100% Você”, “Voa, Voa”, “Tá tudo bem” e “Não vale a pena te esquecer”. Já foi gravado por inúmeros artistas, como Ivete Sangalo, Araketu, Chiclete com Banana, Babado Novo, Asa de Águia... A maioria de suas canções é feita com o fiel parceiro Beto Garrido. Há dois anos, iniciou a bem-sucedida carreira solo, que vem contagiando todo o Brasil. Já estão nas lojas os recentes CD e DVD “100% Peixe”.

  • visualizar a entrevista 22/03/2007

    Hildebrando Pontes


    Hildebrando Pontes é veterano em Direito Autoral. Ex-Presidente do Conselho Nacional de Direito Autoral (CNDA), Professor de Propriedade Intelectual da Faculdade Milton Campos (MG) e sócio da Associação Brasileira de Direito Autoral (ABDA), concedeu esta entrevista exclusiva para o site. Além de contar o início de sua trajetória profissional, analisa questões como CNDA, xerox de livros, ensino de Direito Autoral nas faculdades, downloads de músicas, Creative Commons, sistema de radiodifusão etc.

  • visualizar a entrevista 02/02/2007

    Manno Góes


    Autor de sucessos como “Quero a Felicidade” (com Daniela Mercury), “Milla” (com Tuca Fernandes), “Acabou”, “Praieiro”, “Ê, Saudade”, Emmanuel Góes Boavista, o Manno Góes, é baixista e principal compositor da banda Jammil e Uma Noites. Após o debate sobre Direito Autoral ocorrido na Casa dos Praieiros (SSA), ele concedeu esta entrevista exclusiva para este site. Entre os temas abordados estão pirataria, composição, Carnaval, Direito Autoral, religião, projetos sociais, os 10 anos da banda.

Rodrigo Moraes

Av. Estados Unidos, 528, salas 1115 e 1116, Ed. Joaquim Barreto de Araújo,
Comércio, Salvador, Bahia, Brasil. CEP: 40010-020
Telefax: 55 71 3243-2549 / 55 71 3341-3697 | contato@rodrigomoraes.adv.br
/RodrigoMoraesAdvocacia

RANDERNET