Rodrigo Moraes - Advocacia e Consultoria em Propriedade Intelectual

Rodrigobanner 1Escritóriobanner 2Livros

Entrevista

Publicada em 06/05/2007

Alexandre Peixe

Alexandre Peixe é autor de grandes sucessos do Carnaval da Bahia, tais como “100% Você”, “Voa, Voa”, “Tá tudo bem” e “Não vale a pena te esquecer”. Já foi gravado por inúmeros artistas, como Ivete Sangalo, Araketu, Chiclete com Banana, Babado Novo, Asa de Águia... A maioria de suas canções é feita com o fiel parceiro Beto Garrido. Há dois anos, iniciou a bem-sucedida carreira solo, que vem contagiando todo o Brasil. Já estão nas lojas os recentes CD e DVD “100% Peixe”.

Peixe, você é bacharel em Direito. Formou-se por uma Universidade conceituada no Estado da Bahia, a UCSAL. Você teve a cadeira Direito Autoral?
Primeiro, queria dizer que é uma honra poder fazer parte deste site, ainda mais quando se fomenta a discussão em torno do Direito Autoral. Mais uma vez, parabéns pra Rodrigo Moraes, um amigo e um advogado autoralista que tanto nos orgulha e nos inspira.

Bom, sobre o meu curso, tive apenas uma aula de Direito Autoral durante os 6 anos que estive na Universidade, que fazia parte da cadeira de Direito Civil. Não havia também essa possibilidade na parte das chamadas matérias optativas. O que foi curioso é que, naquele semestre, eu tive um excelente professor de Direito Civil e, na referida aula de Direito Autoral, ele tratou do assunto falando que a lei existente era a de 1973 e não a lei 9.610/98, que é a lei vigente, o que mostra como essa matéria é pouca tratada e estudada. Uma pena...

Você ficou conhecido, primeiro, como compositor de grandes sucessos do Carnaval da Bahia. Agora, está cantando e sendo reconhecido também como intérprete. Como foi esse processo de transição?
Pra mim não foi nada premeditado. Na verdade o que me levou para os palcos foi um acústico que gravei, chamado Luau Bahia, que era composto de um repertório mais antigo de carnaval. Aí veio a idéia de fazer o show: “Alexandre Peixe canta Axé das Antigas”, que rolava aos domingos na boite Fashion Club, que acabou sendo bem aceito pela galera. Por isso, fiquei quase 6 meses aos domingos por lá. Aí pronto, subi no palco e não quis mais sair... Recebi o convite da minha produtora, a Pequena Notável, para conduzir minha carreira e topei encarar esse novo desafio. Completamos agora dois anos de carreira.

Você tem horário/disciplina para compor? A inspiração é indisciplinada?
Olha, a inspiração realmente não tem hora pra chegar não... Ela não manda recado nem e-mail... Mas a minha experiência mostrou que a soma da inspiração com a transpiração sempre foi o melhor caminho. Então, tento sempre separar uma parte do meu dia para trabalhar uma idéia, uma melodia e faço isso na maioria das vezes junto com meu parceiro Beto Garrido. O trabalho com parceria é legal porque um acaba disciplinando o horário do outro, dando mais ritmo para o nosso trabalho.

Qual a importância do compositor para o sucesso do Carnaval da Bahia?
Total. Acho que o compositor deveria ser visto como estrela tão quanto o intérprete.Você já imaginou Ivan Lins sem Vitor Martins? Luiz Gonzaga sem Humberto Teixeira?Tantos intérpretes sem Vinícius de Moraes? Samuel Rosa sem Chico Amaral? Ana Carolina sem Totonho Villeroy? Cássia Eller sem Nando Reis? Timbalada e outros tantos artistas sem Carlinhos Brown? E aí vai...

No seu DVD, os créditos das canções não aparecem no final de tudo, mas durante as execuções das obras. Esse gesto não deveria ser imitado por outros artistas?
Seria ótimo! O nome do compositor é a sua grife. É o seu cartão de visita. É a sua marca e, para tanto, precisa aparecer para as pessoas saberem que ele existe.

Se tivesse de dar um conselho para um artista/compositor iniciante, qual seria?
Perseverança! É difícil pra todo mundo. Sem exceção. Então, vá a luta!

Quais as suas principais referências em termos de música?
Costumo dizer que gosto de música boa, independente do gênero. Então, tudo acaba virando influência de alguma forma. É claro que os baluartes nem precisam ser citados, são e serão sempre nossos mestres.

Quais são os seus principais projetos para 2007/2008?
Tô lançando agora meu novo CD, que vem acompanhado de um DVD acústico, gravado em Salvador, no estúdio de Carlinhos Brown, o Ilha dos Sapos. Quero tentar divulgá-lo o máximo que puder em todo o Brasil. Em Salvador, vou lançá-lo oficialmente no dia 16 de Maio. Espero também fazer shows em lugares que nunca toquei e voltar sempre naqueles lugares que eu já fiz shows. Enfim, cair na estrada... Valeu, Rodrigo! Parabéns pela grande iniciativa! Valeu, galera, e entrem também no meu site, o www.alexandrepeixe.com.br.

Crédito da fotografia de Alexandre Peixe: Gladstone Campos

Rodrigo Moraes

Av. Estados Unidos, 528, salas 1115 e 1116, Ed. Joaquim Barreto de Araújo,
Comércio, Salvador, Bahia, Brasil. CEP: 40010-020
Telefax: 55 71 3243-2549 / 55 71 3341-3697 | contato@rodrigomoraes.adv.br
/RodrigoMoraesAdvocacia

RANDERNET